O profissional T é que aquele que desperta o interesse das empresas para contratação por sua capacidade de desempenhar trabalhos de forma colaborativa com outras pessoas para desenvolver soluções criativas
O uso da tecnologia para aproximar pessoas e ações, a consolidação das mídias sociais e as novas formas de pensar o coletivo aumentaram a exigência de profissionais com ideias inovadoras. É nesse cenário que surge o chamado profissional T.
O conceito do profissional T vem do inglês t-shaped professional, profissional moldado em “T”. Imagine a letra “T” como um símbolo composto por um eixo vertical, que representa domínio em uma área específica, e um eixo horizontal, que representa as habilidades em áreas que possam se relacionar com designer, marketing e vendas.
Em resumo, o profissional T é aquele com conhecimento geral sobre mercado, economia, política e relações organizacionais, sem estar necessariamente relacionado a algum conhecimento específico de uma atividade. Além disso, possui conhecimento específico e aprofundado de uma área de formação. Portanto, é uma pessoa preparada e multidisciplinar. Além disso, também se destaca como questionador, que gosta de desafios, tem interesse em aprender e foge de soluções óbvias para os problemas que surgem no dia a dia.